>> Dinheiro



Dinheiro 

Em Cuba há duas moedas correntes:  
o peso cubano e 
peso cubano convertible (CUC)

O uso de duas moedas foi introduzido em Cuba por circunstâncias resultantes da grande crise que ocorreu em Cuba no período especial da década de 1990.

Existe um plano em curso para unificar as duas moedas que circulam no país:
o peso cubano e o CUC (peso conversível) 
1CUC = 24 pesos cubanos

  Contar com atenção o dinheiro na hora das trocas!







Importante: em Cuba, a maioria dos cartões de crédito e de cartões de viagem não tem conexão com o Brasil. Levar o dinheiro em euro ou dólar, em espécie. Não levar o  necessário para gastos essenciais em cartões de viagem, pois embora nos bancos do Brasil, agências de viagem e casas de câmbio se informe que os cartões servem em Cuba,  chegando lá não funcionam, porque não há conexão entre Cuba e as agências que venderam o cartão no Brasil.

Cartão de crédito: quando funcionar, dê preferência para usar apenas nos hotéis, alguns restaurantes e lojas para compras mais caras, mas é complicado, uma vez que os sistemas de operação saem constantemente do ar. A operação é demorada e em muitos lugares não se aceitam cartão, que não pode ser cartão de banco norte-americano, tipo banco de Boston, Citi... Mesmo com os bancos brasileiros há problemas nas linhas de comunicação e os cartões não raras vezes estão fora do ar. Lembre que Cuba está sujeita a um bloqueio que tem consequências reais.

Reparar bem no tipo das notas e moedas que circulam em Cuba, quando for fazer compras, pagar táxis e pagamentos  no comércio. Quem paga com CUC tem que receber o troco em CUC, mas verifique bem se o troco não está sendo dado em peso cubano não conversível. As moedas em CUC não são redondas, tem as extremidade em forma se uma figura de 8 lados. E comum as pessoas quererem empurrar moedas que não de CUC, mas sim de pesos cubanos comuns.

Para Cuba, é possível levar euros ou dólares.
Em geral, é melhor euro, mas depende da cotação no Brasil das duas opções. 
No momento da troca em La Habana reparar bem na contagem do dinheiro, porque costumam ocorrer "enganos”! 
Chegando a Cuba é obrigatório trocar os dólares ou euros por CUC (peso conversível - a moeda cubana em divisas, que circula no país, para os estrangeiros e os cubanos). 
 Não dá para pagar nada em euro ou dólar.
.
É bom trocar alguns dólares ou euros para CUC na chegada, no aeroporto em La Habana. 
Pode-se trocar os euros ou dólar em CUC nos hotéis (neste caso tem uma taxa), bancos ou nas “CADECAS”, que existem em todos os locais do país, inclusive no aeroporto na chegada, onde tem caixas só para isso. 
Não trocar muito, pois com o recibo de troca dá para devolver depois, mas se perde dinheiro na troca de volta para dólar ou euro.
Não trocar nada em peso cubano, que é a moeda com que apenas os cubanos compram a preços subsidiados - com as livretas de abastecimento -  em mercadinhos para a população. 
Os estrangeiros podem ir a todas as partes, não há restrições, apenas não tem nada para comprar em pesos cubanos, apenas os livros, em livrarias que vendem em pesos cubanos e pagar ônibus, mas somente urbano, de for o caso. 

100 dólares = 87 CUC (fixos) já incluídas as taxas. 
100 euros = 101 CUC a 110 CUC  não há taxas (cotação variável no segundo semestre de 2015) 
A troca dos euros em CUC  varia  de acordo com o cambio do dia.

(ver o câmbio no site abaixo, do Banco Nacional de Cuba)

 TIPO DE CAMBIO PARA HOY
Reparar que 100 dólares não são 100CUC, pois há uma taxação para o câmbio de dólares para  CUC.

http://www.bc.gov.cu/Espanol/default.asp

O câmbio é quase o mesmo em todos os lugares do país. 
 Quando a troca é feita em hotéis há uma taxa de serviços do hotel.
Na chegada a Cuba, no aeroporto, há caixas de banco para câmbio e é uma boa opção para troca. 

Em La Habana, há muitas livrarias que vendem em pesos cubanos, livros baratos sobre História de Cuba e temas gerais. Trocar os CUCs por peso cubano na própria livraria: 
1CUC = 24 pesos cubanos (cuidado com as trocas)
.