16/06/2015

Guia de Cuba - Bem-vind@!



Ideias para estadia em Cuba: 
dinheiro, segurança, hospedagem, transportes, passeios, visitas e restaurantes

Atenção especial aos itens sobre dinheiro e segurança.



Para a entrada em Cuba  são exigidos:
 
1) Passaporte válido.


2) Tarjeta del Turista, que pode ser comprada no momento do embarque a Cuba. As companhias aéreas vendem a "tarjeta", que deve der o carimbo da companhia vendedora na parte do verso. Em geral, a própria pessoa preenche os dados. Essa "tarjeta" vale apenas para uma entrada em Cuba. Metade da Tarjeta é retirada na entrada em Cuba e a outra metade deve ser apresentada na saída de Cuba. Custa em torno de 25 dólares. A COPA aceita pagamentos em reais e em cartão de crédito para a compra da "tarjeta". A "tarjeta" vale para permanecer em Cuba por 30 dias e pode ser prorrogada por mais 30 dias, indo ao setor de imigração em Cuba.


3) O seguro médico não é usualmente pedido na imigração, embora figure como exigência na entrada ao país, mas caso a pessoa necessite de atendimento, ele é cobrado dos estrangeiros.


4) O uso de cartões, mesmo os internacionais, em qualquer parte de Cuba é difícil. Muitas pessoas chegam a Cuba  sem o dinheiro em espécie suficiente para a hospedagem e comida. Desembarcando lá verificam que o próprio cartão não funciona e dependem de encontrar outros turistas, para que possam emprestar dinheiro em espécie (euros ou dólares) e assim trocar para CUC. As regras do bloqueio a Cuba até agora não foram levantadas e a dificuldade para Cuba receber o dinheiro retirado em cartões é enorme ao estado cubano. LER neste BLOG as informações sobre dinheiro e segurança do turista.



Bagagem
 


A linha aérea da COPA permite até 32 kg por pessoa, fora a mala de mão com 10 kg. Essas políticas de bagagem mudam sempre, então é bom o passageiro se informar no site da companhia aérea, antes de viajar.
 Levar um casaco para o avião. 

Aeroporto de La Habana

Não esquecer protetor solar forte, se possível fator 50, e repelente para mosquito. Esses produtos não se encontram em Cuba com facilidade e com qualidade.

Só não é permitida a entrada de produtos de carne, frutas e queijos frescos, revistas pornográficos, além de armas e sementes, como nos demais países.


O que pode entrar sem problemas são remédios normais, na embalagem original, café, bolachas, biscoitos, chocolate, patês de lata, barrinhas de cereal.





Visto de entrada ou TARJETA DE TURISTA.
O visto, muito simplificado, é obrigatório e se chama TARJETA DE TURISTA.
Não é um visto no sentido convencional e não é necessário ir ao consulado.
Vale por 30 dias para hospedagem em hotéis e em casas de aluguel autorizado.
Também é pedido um seguro de saúde, que deve ser comprado em agências de viagem no Brasil.
Tienda - Free Shop - Aeroporto de La Habana

As companhias aéreas vendem a tarjeta de turista no momento do embarque,  com um custo em torno de 25 dólares. 

 Mas é interessante confirmar no balcão de embarque da companhia escolhida no aeroporto. As companhias aéreas, fora do balcão dos aeroportos, não sabem informar nada sobre a tarjeta de turista..




__________________________________________________________


13 comentários:

  1. Isabel Miranda (Buenos Aires)14 de outubro de 2011 às 19:11

    Esse guia é espetacular. Maria, muito obrigada!
    Tive que ler tudo novamente para matar um pouquinho a saudade deste país tao maravilhoso que deixou marcas profundas no meu coracao.
    Muitas saudades....

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mas gostaria de ficar apenas sete dias que é o período que tenho em março, queria mais conhecer Havana e os pontos mais importantes da revolução cubana. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Maria. Fico grata pelas ajudas. Vou, dentro de 15 dias viajar sozinha para Cuba. O seu blog foi uma ajuda preciosa.

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudades que sinto dessa ilha! Tambem li tudo e me vi em cada lugar e com vontade de conhecer o que não vi ainda. Só que tenho notado que o melhor hotel de Havana nunca é citado, O Hotel Nacional, onde fiquei as 2 vezes que estive em Cuba. Amo Cuba. Voltarei breve.
    mirtes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ, FIQUEI NO HOTEL HABANA LIBRE, TAMBÉM DE EXCELENTE QUALIDADE, PRÓXIMO A UNIVERSIDADE DE HAVANA, TB FICA PRÓXIMO DE UMA CADECA, FEIRA DE ARTESANIA, ETC...AH E TB É PERTO DAQUELA SORVETERIA FAMOSA QUE PASSOU NO GLOBO REPORTER, AMEI VARADERO E HAVANA, UM DIA QUERO VOLTAR PARA CONHECER SANTIAGO...

      Excluir
    2. Quando vc resolver ir, podemos trocar mais ideias!

      Excluir
  5. Maria, vou a Havana e Varadeiro em maio pena que so vou ficar 5 dias, seu blog foi muito importante, esta muito completo, valeu!
    Renato - RJ

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Leite, obrigado pelas excelentes dicas. VALEU D++++++++++++++. Se precisar de alguma coisa de Manaus, é só falar. abraços Eduardo - MANAUS AM

    ResponderExcluir
  7. bom dia, vou a Cuba em Abril, gostaria de saber quanto devo levar de Euros só para gastos fora do pacote de viagem, ficarei 9 dias. No pacote já está incluso café da manhã, hotel, almoço, jantar e bebidas...Aguardo resposta! Meu e-mail é mbgfda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Planejamos ir à Cuba agora em 2017, mas ainda não decidimos quando ir. Pesquisamos em alguns sites qual seria o melhor período, mas ainda não fechamos data. Teria algum período que poderíamos considerar "bom custo benefício"??? Desde já, agradeço. Abs, Rani

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, e e mais 3 amigos iremos visitar Cuba de 03 a 12 abril 2017, desembarcaremos em Havana, e iremos até Santiago de Cuba, passando, ou por Varadero ou Cayo Largo del Sur, isto ainda não foi definido.
    Agradeço as informações do Blog, o grupo já tem reunião marcada para 25 de janeiro para iniciar o planejamento da viagem, lá em Cuba, teremos a ajuda preciosa do nosso amigo, Dilson que trabalhou no programa mais médicos aqui em nossa cidade, e que na verdade é o motivo principal desta "expedição" qual seja, matar a saudade este grande ser humano!
    José Roberto
    Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  10. Só para contribuir com o blog, vamos viajar pela Avianca, partindo de Poa-RS com uma rápida conexão em Lima que dura pouco mais de uma hora.
    Após contatos por e-mail consegui a informação de que eles (AVIANCA)concedem o visto de turista a U$20,00, tendo antes que comunicar no Check-in em Porto Alegre, e ao chegar em Lima solicitar e pagar pelo serviço. Nota: levar dólares trocadinhos, eles não fornecem troco e tampouco aceitam cartões de crédito.
    Abraços.

    ResponderExcluir